Wednesday, August 06, 2008

Os Pés do Recife

Os pés do Recife
(Elinando F.)

Aos pés do Recife o mundo é pequeno, eu nunca vi tanta gente engolida, eu nunca vi tanta paisagem suja e tão bonita, esculturas de lama, pobreza crescente e uma riqueza que dá nojo. Escoram do nosso lado para pedir, fingem-se de loucos, as almas sebosas sempre estão por aí e os são ladrões humilhados diante do povo: Retrato poético da vergonha de não poder sonhar em ter o mínimo. As prisões dos lares, a violência dos doidos, a solidão dos andarilhos e o passeio suspenso pelas pontes. Recife me traz saudades, é um sonho, é o reflexo do rio Capibaribe em minha alma, lembrança de minha Santa Cruz, cidade próxima a nascente desse rio onde a suas águas começam ser poluídas. Pernambuco é uma prisão, é um estudo de uma história perdida, entoada pela voz da canção do cordel que eu nunca quis ler nas esquinas, é uma cultura em ebulição, é nossa última esperança a ser cumprida, o inferno começa aqui, e o fim do mundo virá com a explosão desse vulcão inativo a jorrar o nosso desespero como lama fedida. Eu saí daqui no ponto, e parece que voltando no meio, sonho em algum dia ver Recife como antes, aquela cidade em que eu pensava ser uma capital e agora me parece ser um interior melancolicamente desenvolvido.

1 Comments:

Blogger Ramon de Alencar said...

...
-É este Recife que vejo em meus olhos. E sim amigo, o retorno te fez bem as palavras... ao menos.

7:33 PM  

Post a Comment

<< Home